Coluna Mengolândia: A Princesa e o Plebeu!

Acesse o blog Mengolândia!

Boa noite, amigos! Espero que estejam todos bem a essa hora! Primeiramente, gostaria de dizer que, na condição de “blogueiro” (Nossa, odeio esse termo), eu deveria passar informação aos meus poucos (poucos mesmo) leitores, em vez de levar a eles parte das minhas próprias dúvidas. Acontece que, depois do que vi, hoje, no Maracanã, sinceramente, não tenho muito a acrescentar (Na verdade, quase nunca tenho, mas…), porém, não abro mão de fazer, aqui, algumas colocações e alguns questionamentos. Patricia Amorim, nossa querida presidente, as perguntas que farei agora serão, em sua totalidade, destinadas a você, ok? E, sim, vou fingir, como se estivesse em uma alucinação setentista (Lucy in the sky with diamond), que VOCÊ (Novamente VOCÊ) estará lendo esta humilde crônica / crítica, só pro meu bel prazer. Pois bem, Presidente, em primeiro lugar, gostaria de dizer que VOCÊ demitiu, debaixo de argumentos pífios, o HERÓI do hexa-campeonato brasileiro, título conquistado depois de um “silêncio” de quase 20 anos. Mais que isso, VOCÊ demitiu um profissional que, em campo, sequer deixou uma ponta de dúvida sobre sua qualidade profissional. E, fora dele, como treinador, idem (Veja os números da “Era Andrade” em qualquer portal de esportes da vida. Foram muito favoráveis em tão pouco tempo de comando). Por isso, segure aí a primeira pergunta, simples e objetiva: “porque?”. Seguindo… Patricia, VOCÊ tirou do comando do nosso time um VENCEDOR, que conquistou TODAS AS TAÇAS possíveis e imaginárias na história do clube, para, em seu lugar, colocar um “Zé Ninguém”. Rogério (Somente Rogério), o zagueiro, ou Rogério Lourenço (o “técnico”) não passam (Me permita a liberdade de expressão de citá-lo no plural) de um “Zé Ninguém”. Todo mundo sabe disso! (Segunda pergunta, ainda sobre o mesmo assunto) VOCÊ acreditou mesmo que o problema do time era o Andrade? (Terceira, pra não dar tempo de VOCÊ pensar muito) VOCÊ achou que a vagabundagem que se instalou na Gávea tinha um único culpado e esse culpado era ele? Mesmo? (Quarta, porque eu não tenho motivo algum de te dar colher de chá, afinal de contas, sou torcedor e tenho esse direito) Em momento algum passou pela sua cabeça que se havia alguém ali que não tinha a menor culpa no cartório, esse alguém se chamava Jorge Luis Andrade da Silva? Jura? Jura pra mim? De pés juntos? Ok, digamos que VOCÊ tenha feito tudo isso (E FEZ!) debaixo de inabaláveis convicções e, diante de uma total cegueira, não tenha se dado conta de que Adriano e Marcos Braz foram e são (Se bem que o Braz, aqui jás) a causa do notório naufrágio da nossa, até então, inabalável regata. Se VOCÊ admitir que sim, eu prometo, do fundo do meu coração, que não toco mais no seu nome e que aceito, de bico calado, a toda essa ridicularização pela qual o meu clube tem passado em sua fraca gestão.

Patricia, sei pouco sobre VOCÊ enquanto atleta. No Wikipedia, um site que, na minha opinião, não é nada confiável, consta que VOCÊ foi 28 vezes campeã brasileira nos 200, 400, 800 e 1500 metros livres (Estamos falando de natação, que é o seu forte). Entre 83 e 89, parece que superou 29 recordes sul-americanos e quebrou a ausência feminina de 16 anos do Brasil nas olimpíadas indo aos Jogos de Seul, em 88, onde não chegou às finais, mas estabeleceu os recordes sul-americanos nos 200 e 400 metros livres. A um leigo como eu, me parece que VOCÊ foi vitoriosa, afinal de contas, os números dizem tudo. Acontece que, quando o assunto é futebol, a sua matemática é falha! Muito falha! Uma Presidente que mantém uma folha salarial altíssima de um elenco que tem jogadores como Dênis Marques, Fierro, Gil, Kleberson (E, olha, QUE SE FODA que ele foi convocado pra Copa! Pra mim, o Dunga é um merda, tão merda quanto essa Seleção, e é por isso que ele convocou esse “bonde” pro meio-campo) e o próprio Adriano, que, juntos, totalizam uma astronomia de cifras, só pode estar de sacanagem.

Uma Presidente que fecha os olhos pro desejo de retorno de jogadores incontestáveis como Emerson e Zé Roberto (O primeiro ‘tá na mira do Florminense, enquanto o segundo, malandro que é, já fechou contrato com o Vice da Gama) e diz que não vai fazer qualquer contratação até a maldita Copa do Mundo, mais uma vez, só pode estar de sacanagem. Então, pra fechar a tampa, mais uma perguntinha: o Flamengo não tem dinheiro pra gastar com as contratações desses caras que acabo de citar e que são, hoje, sonho de consumo da torcida, mas tem pra bancar os salários de Adriano & Cia, pra contratar Cesar Cielo (Olha a natação de novo aí!), etcoetera e tal? Vamos fazer uma coisa, Patricia? Pensa com carinho. De repente, VOCÊ ‘tá certa e, sei lá, eu ‘tô errado, vai saber? Só sei de uma coisa: o Carioca foi “pro ralo” e a culpa é tua! A Libertadores ‘tá dizendo “bye bye” e a culpa é tua! Mas, fica fria, já ouvi dizer que a piscina do clube está prestes a ser reformada e vai ficar lindona! E os méritos, obviamente, serão todos seus! Parabéns por fuder o clube mais amado do Brasil! E, ah, sobre o jogo de hoje, Rogério (desculpe, mas tive que te citar na saideira), acho que você não se deu conta de que se tratava de uma disputa pela vaga nas semi-finais da Libertadores da América. Devia estar pensando que era uma das peladas que jogava ali em Irajá, perto da extinta Casa da Banha, antes de se tornar “zagueiro”, né? Te liga, velho! Tu tá de trouxa na “raia” dos outros!

Até morrer com vocês!

Sobre Paparazzo Reis

Fotógrafo internacional de celebridades, louco por Burgers e Churrasco, mas sempre acompanhando o Mengão!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s