2009 – 2015 – É Possível? – Por Fábio Justino, Colaborador

Alan Patrick comemora gol

Mais um dia de casa cheia no Maracanã, juiz apita, Flamengo vence e a torcida comemora. Todo mundo concorda: imprensa, torcedores, rivais, todos se rendem e admitem, chega a rodada 24 e o Rubro Negro confirma sua franca ascenção no Campeonato Brasileiro. Com gols de Adriano (2) e Zé Roberto (1), o Sport é derrotado no Rio de Janeiro por 3 x 0 e o time de Andrade alcança a oitava posição com 36 pontos, 8 a menos que o líder Palmeiras.

Não há como fugir desta comparação, impossível não analisar os resultados de 2009 – ano do Hexa – e compara-lo com 2015, talvez seja prematuro, mas os números não mentem, o Flamengo do Oswaldo “está” melhor que o Flamengo de Bruno Mezenga, Erick Flores, Denis Marques e Fierro, a começar pela pontuação. São 38 pontos e a quarta posição na rodada 24 de 2015, contra 36 pontos e a oitava posição de 2009, o aproveitamento é de 50% contra 52,8%.

2009: 10V 6E 8D
2015: 12V 2E 10D

A realidade é que em 2009, da rodada 24 até a rodada 38, quando venceu o Grêmio e comemorou o Sexto Brasileiro, Flamengo perdeu apenas uma partida e foi para o Barueri em São Paulo, nas outras rodadas venceu praticamente todos os jogos em casa (empate em 0 x 0 com o Goiás), vencendo fora Palmeiras, Botafogo, Galo, Náutico, Corinthians e empatando com Inter (0 x 0) e Vitória (3 x 3) longe dos seus domínios.

Diante de tanto equilíbrio, por que o Hepta parece mais difícil que o Hexa?

Fato é que o líder atual possui um aproveitamento muito melhor que o líder de 2009, o Palmeiras encerrou a rodada 24, com 61.1%, contra 70.8% deste Corinthians. Os 8 pontos que separavam Porcos e Urubus, transformaram-se em 13 mediante aos gambás.

Mas vamos lá, não seria uma covardia comparar um ataque comandado por Adriano, Zé Roberto e Pet com Kayke, Sheik e Guerrero? Veremos… Mesmo Campeonato, mesma rodada, anos diferentes. Foram 34 gols marcados em 2009 versus 32 gols marcados em 2015, além disso 34 gols sofridos (com Angelim e ora Álvaro, ora David Braz) e 30 gols contra com Wallace, Samir, Cesar Martins e Marcelo, resumindo, saldo 0 no Hexa e saldo 2 no Hep, digo, em 2015.

Ainda é possível sonhar? Sim é, mas os números apontam para a importância dos 3 pontos nas partidas com seu mando de campo, como é fundamental vencer fora e claro, prudência, canja de galinha (mineira) e secar os gambás, não fazem mal a ninguém.

Sobre Paparazzo Reis

Fotógrafo internacional de celebridades, louco por Burgers e Churrasco, mas sempre acompanhando o Mengão!
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s